Não existe mais a diferenciação de quem educa e quem ensina. Muitos pais confundem e acham que o papel de educador agora é única e exclusivamente da escola, ou mesmo sabem que não é, mas tentam de alguma forma repassar a responsabilidade. Os professores estão sobrecarregados exercendo a função de pais e educadores, tendo que ensinar desde bons modos até o conteúdo escolar. O que poucos enxergam é que a parceria ,que deveria ocorrer entre ambos, deixou de existir. Penso que esse é um dos principais motivos para a falta de respeito constante entre alunos e professores. As relações estão invertidas, os papéis estão trocados. Tudo isso piora quando agregamos o mito dos professores serem os reponsáveis pelos maus resultados escolares dos alunos.
Outra mudança é a questão de estarmos vivendo na chamada “era da informação”, onde a internet tem sido o meio que mais se desenvolve e mais tem sido usado como fonte cultural e de entretenimento.
Essa avalanche digital , a qual a sociedade foi “imposta”,traz uma questão delicada: o plágio.
No ciberespaço podemos encontrar tudo sobre tudo e tudo sobre todos, se tornando assim uma fonte de informação. Mas como usar essa fonte sem que se torne uma cópia?
No colégio, nos trabalhos escolares, os alunos estão acostumados ao uso do famoso Ctrl c + Ctrl v. Existem até comunidades no Orkut para os adeptos do “método”. Isso acontece por termos uma escola frágil, deficiente, que incentiva os alunos a decorarem quando deveriam incentivar a reflexão de texto e autoria própria. O dever das escolas teria que ser o de conscientizar os alunos ao hábito da leitura e escrita, usando em provas e trabalhos questões que exijam o uso da idéia do aluno.
Até mesmo na faculdade, quando são passadas resenhas, resumos ou fichamentos para serem feitos, deveria ser feita uma reflexão a partir do que o autor escreve, mas o que vemos são cópias fragmentadas dos textos.
Por último vejo como principal mudança o fato de não haver mudança significativa no método de ensino e avaliação dos alunos. Por isso passo a concordar com o cantor Gabriel, O Pensador e sua música “Estudo Errado”, que ressalta a situação educacional do nosso país, nos faz refletir sobre o método tradicional de ensino, método esse no qual o aluno aceita as informações repassadas, se acomoda e obedece às normas estabelecidas pela escola.
1 comentários:
Muito boa essa matéria.
Postar um comentário
FalaPovo!