domingo, 20 de dezembro de 2009

Fim do ano, e agora?

Final do ano chegou e com ele aquela sensação de ‘o que eu fiz’? Organizações, empresas e famílias no mundo todo se preocupam com a chegada do ‘bom velinho’, com os presentes que devem comprar/receber, com as despesas do final de ano e até mesmo com as férias. Mas e o que você está fazendo para tornar esta data, de fato, especial?

Em Porto Velho existem iniciativas que contribuem para um final de ano melhor para crianças, portadores de necessidades especiais, idosos, famílias carentes e pessoas que chegam aqui em busca de tratamento. Este é o caso do Rotary Club, que neste final de ano, está unindo seus voluntários para beneficiar a Casa de Apoio aos Doentes com Câncer, entregando roupas, móveis, alimentos e materiais de necessidades básicas.

Galera, não precisa muito esforço pra colaborar. São muitas opções e elas vão além do Natal sem Fome e Doe um Agasalho, acredite. Que tal dar uma olhada ao redor e ver no que pode colaborar com sua vizinhança?

Nós do QuatroLados, que também somos filhos de Deus, vamos curtir o final do ano com a família e amigos. O ritmo das produções nesse mês de janeiro talvez diminua, mas ainda estaremos por aqui. Em fevereiro voltamos com mais informações. Aguarde!

Um beijo, um abraço ou um aperto de mão e até lá!



segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Lado Vini - Parabéns ao Samba.


Dia 2 de dezembro é o dia nacional do Samba. Você sabe a origem desse ritmo? Ele surgiu com a mistura de estilos musicais brasileiros e africanos, os instrumentos mais utilizados são os de percussão, como tambor e timbau, e ainda tem o cavaquinho e o violão. As letras falam do cotidiano das pessoas mais humildes, o termo samba é de origem africana e esta ligado as danças típicas tribais. Grandes artistas já escreveram o seu nome na história do samba, como Noel Rosa, Jamelão, Cartola e Dorival Caymmi, e vários outros. O cinema também já fez a sua homenagem a esse estilo musical tão popular como nos filmes “Noel – O Poeta da Vila” (2006) e “Cartola” (2006). O samba é um ritmo envolvente, alegre, impossível ficar parado. Viva o samba! Viva a alegria.

sábado, 28 de novembro de 2009

Projeto Porto Velho Mais Verde planta 5 mil árvores em 5 minutos

O projeto aconteceu ontem, 27, simultâneamente nas avenidas Jorge Teixeira e Lauro Sodré. O propósito era plantar cinco mil árvores em apenas cinco minutos e, assim, entrar para o Guiness Book, o livro dos recordes.

A engenheira florestal Francisca Alves, apaixonada por árvores, estava encantada com a proporção do evento. Ela acha importante o envolvimento da população e da comunidade acadêmica em eventos que beneficiam a cidade. O filho dela, João Vitor, de 9 anos, acompanhou tudo de perto, meteu a mão na massa e disse que ‘estava gostando da idéia de ter uma árvore própria’.

De acordo com a diretora de licenciamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Sema, o evento estava sendo planejado há mais de um mês e superou as expectativas da organização, ‘foram cinco mil e duzentas pessoas envolvidas’, salientou.

O organização acredita que o projeto deva entrar, sim, para o Guinnes. Independente disso, a galera do QuatroLados foi lá, plantou suas mudas e fez a sua parte.

A galera do QuatroLados


Matérias relacionadas:

Porto Velho mais verde pra inglês ver

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Lado Lari - Estudo errado?

Fazendo uma reflexão sobre os atos de ensinar e aprender, vemos as mudanças que ocorreram. Uma delas foi a relação pais/professores, ou melhor, a não relação.
Não existe mais a diferenciação de quem educa e quem ensina. Muitos pais confundem e acham que o papel de educador agora é única e exclusivamente da escola, ou mesmo sabem que não é, mas tentam de alguma forma repassar a responsabilidade. Os professores estão sobrecarregados exercendo a função de pais e educadores, tendo que ensinar desde bons modos até o conteúdo escolar. O que poucos enxergam é que a parceria ,que deveria ocorrer entre ambos, deixou de existir. Penso que esse é um dos principais motivos para a falta de respeito constante entre alunos e professores. As relações estão invertidas, os papéis estão trocados. Tudo isso piora quando agregamos o mito dos professores serem os reponsáveis pelos maus resultados escolares dos alunos.




Outra mudança é a questão de estarmos vivendo na chamada “era da informação”, onde a internet tem sido o meio que mais se desenvolve e mais tem sido usado como fonte cultural e de entretenimento.

Essa avalanche digital , a qual a sociedade foi “imposta”,traz uma questão delicada: o plágio.

No ciberespaço podemos encontrar tudo sobre tudo e tudo sobre todos, se tornando assim uma fonte de informação. Mas como usar essa fonte sem que se torne uma cópia?

No colégio, nos trabalhos escolares, os alunos estão acostumados ao uso do famoso Ctrl c + Ctrl v. Existem até comunidades no Orkut para os adeptos do “método”. Isso acontece por termos uma escola frágil, deficiente, que incentiva os alunos a decorarem quando deveriam incentivar a reflexão de texto e autoria própria. O dever das escolas teria que ser o de conscientizar os alunos ao hábito da leitura e escrita, usando em provas e trabalhos questões que exijam o uso da idéia do aluno.

Até mesmo na faculdade, quando são passadas resenhas, resumos ou fichamentos para serem feitos, deveria ser feita uma reflexão a partir do que o autor escreve, mas o que vemos são cópias fragmentadas dos textos.

Por último vejo como principal mudança o fato de não haver mudança significativa no método de ensino e avaliação dos alunos. Por isso passo a concordar com o cantor Gabriel, O Pensador e sua música “Estudo Errado”, que ressalta a situação educacional do nosso país, nos faz refletir sobre o método tradicional de ensino, método esse no qual o aluno aceita as informações repassadas, se acomoda e obedece às normas estabelecidas pela escola.


quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Lado Mau - Aids

E a Aids, alguém tem notícia dela? Eu tenho! Ela está de mudança. E pior, para o interior e cidades pequenas. Um estudo publicado pelo Ministério da Saúde mostrou que a quantidade de pessoas infectadas pelo vírus cresceu em cidades com menos de 50 mil habitantes.

Okay, eu sei que Porto Velho tem mais de 400 mil habitantes. E daí? Por isso você vai vacilar? Não mesmo, não quero saber de leitor do QuatroLados fazendo a linha ignorante e ficando doente. Só pra lembrar, também existem
estudos que consideram Porto Velho como cidade repleta de casos de aids.

Dia 01 de dezembro é o dia mundial de luta contra a aids. Muita gente tem contribuído com projetos como o do artista plástico
Vik Muniz, na luta contra o preconceito aos portadores do vírus. E você, está ajudando a prevenir os surtos da doença anunciados diariamente, participa ativamente da luta contra a discriminação?
Saiba mais sobre a aids
aqui!

Matérias relacionadas:
Porto Velho lidera o ranking da Aids.

O mapa da Aids no Brasil
Aids está migrando para cidades menores do Brasil, diz governo.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Lado Vini - Polêmico e romântico “do começo ao fim”.

O cinema nacional está a todo o vapor, depois de dirigir filmes como “Um Copo de Cólera” (1999) e “As Três Marias” (2002), o diretor e roteirista Aluizio Abranches, lança “Do começo ao Fim”, que tem estreia para 27 de novembro de 2009, o filme aborda o incesto e a homossexualidade, um tabu. Com as atuações de Fábio Assunção (Alexandre), Júlia Lemmertz (Julieta) e Louise Cardoso (Rosa), “Do Começo ao Fim” é uma história de amor: “A história de Francisco e Thomás e de sua família, Julieta, Alexandre e Pedro. Com uma narrativa particular, o filme pretende contar a história de um amor incondicional como uma possibilidade, como um contraponto para um mundo cheio de violência, medo e intolerância.” Abranches, em entrevista ao jornal O Globo em 13 de maio deste ano, declarou: “São dois assuntos espinhosos, incesto e homossexualismo, mas acima de tudo quis contar uma história de amor. E que não tivesse um julgamento nem levantasse bandeiras.” Sem estreia prevista para Porto Velho, o filme tem o maior número de criticas, o maior número acessos no Youtube, que somam mais de 400 mil e seguidores incontáveis na rede social Orkut, “Do começo ao fim” promete ser um sucesso, polêmico, mas um sucesso. Depois tem mais, tchau!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Lado Carol - Como lidar com o estresse

Quem não teve aquele dia em que se pudesse não tinha levantado da cama? E que da hora que acorda até a hora que vai dormir, tudo dá errado ou ninguém lhe ajuda pra que dê certo no trabalho ou em casa.

Tudo que acontece no seu dia te atinge de maneira em que lhe proporcione o desagradável: ESTRESSE

Estresse virou uma palavra comum na sociedade brasileira em que o homem tenta aprender a conviver com as dores de cabeça, insônia, fadiga e nevorsismo, mas para aqueles que acham que é normal ter estresse, cuidado fique atento pois ele causa o envelhecimento precoce, cabelo branco e etc.

Na internet você pode obter algumas informações de como lidar com o estresse. Lá no fundo, na verdade, em um momento de muita raiva, nada mais vai te deixar nervoso do que relaxar lendo uma boa matéria. E ai em um breve momento enquanto estiver muito bravamente irritado com a vida, ou seja, p... da cara: digite no Google: ESTRESSE. Irá aparecer mais ou menos assim: Como lidar com o stress? Aparecerá algumas dicas do tipo: relaxe, durma, reserve um tempo para si mesmo, alimente-se corretamente ou tenha ajuda profissional se precisar.

Aí eis a questão, ironicamente dizendo você acha que se você tivesse tempo ou pudesse seguir essas dicas você estaria estressado? Provavelmente, não.

Para saber mais sobre o estresse, clique aqui.



quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Lado Vini - Sexta-feira é dia de Lua Nova

E a saga Crepúsculo continua...

O Lado Vini começa com cinema. O segundo filme da saga Crepúsculo, considerado o novo fenômeno do cinema mundial, Lua Nova, que bateu recorde de vendas de ingressos antecipados nos EUA. A estréia está marcada para sexta-feira, 20 de novembro, em todo o mundo. O filme é uma história de vampiros, lobisomens e um amor impossível entre Bella Swan (Kristen Stewart), uma garota normal e Edward Cullen (Robert Pattinson), um vampiro. Em Lua Nova, Bella sofre com a partida de Edward, mas seu espírito é reanimado pela crescente amizade com Jacob Black (Taylor Lautner). De repente, ela se vê atraída pelo mundo dos lobisomens, inimigos ancestrais dos vampiros, e vê sua lealdade sendo testada. Depois do enorme sucesso de Crepúsculo, a expectativa é que Lua Nova seja, no mínimo, tão bom quanto o seu antecessor. É esperar pra ver.



sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Lado Lari - A escolha pela educação

Quando escolhi falar de educação no meu lado, o Lado Lari, escolhi por muitos motivos, um deles é que sou filha de pais professores. Cresci os vendo prepararem aula, preencherem diários, conversarem sobre as instituições de ensino em que davam aula, e principalmente, de os ver sentados no sofá, na cadeira, na cama, lendo, lendo e lendo. Eles sempre incentivaram, a mim e meus irmãos, ao hábito da leitura: os livros eram nossos presentes de dia das crianças. Lembro de uma época em que o dinheiro era curto mas sempre que nos interessávamos por um livro eles davam um jeito de comprar. E sempre foi assim.

Em 2005, fui a uma palestra do Pedagogo Roberto Carlos. Sim, ele mesmo, aquele que ficou famoso nas propagandas do governo intituladas “Sou brasileiro e não desisto nunca”. O menino que foi levado para a FEBEM e que, apesar de todas as adversidades, se tornou um escritor premiado após ser adotado por uma professora que lhe deu EDUCAÇÃO. Lembro de sair encantada com a transformação de uma pessoa depois de um simples ato.

O profissional da educação sempre foi tratado como sendo de extrema importância, mas sempre foi mal remunerado. Atualmente podemos ver na televisão a campanha do MEC convidando as pessoas a se tornarem professores: “Seja professor. Venha construir um Brasil mais desenvolvido, mais justo, com oportunidade para todos”. Resta saber se a campanha veio para elevar o status do profissional ou simplesmente para ‘recrutar’ pessoas que estejam interessadas em suprir a necessidade de uma profissão que está em baixa.

Pode parecer ideologista demais, mas ainda penso, como milhões de brasileiros, que a educação é sim a base para mudar o mundo em que vivemos. A educação abre caminhos, cria expectativas, gera oportunidades.

Não quero usar o meu lado para bater no governo, falar mal ou criticar o que está errado. Quero que, aqui, nós possamos dar espaço a bons profissionais, boas instituições, bons projetos... enfim, mostrar que existem ideias criativas, inovadoras.

“Não é possível refazer esse país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”
(Paulo Freire)



quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Lado Mau - (...) sem camisinha

As benditas pérolas que não me canso de ouvir.

Ouvi uma conversa no ônibus outro dia e não quis acreditar. Não que eu repare nas conversas alheias, mas já que eu ouvi, né? rs. Achei que esse tipo de coisa era inventado pelo pessoal do Uol Teen Sexo. Mas...

“Ah, mas eu já namoro com ele há um tempão. Acho que já posso fazer (...) sem camisinha.”

E o engraçado é que ela tinha vergonha de dizer a palavra SEXO, mas não de transar sem camisinha, não é uma fofa?

Faça sim, querida. Se você gosta de uma vida cheia da aventuras, adrenalina e adora correr riscos, fazer o tal (...) sem camisinha é a melhor escolha. Aproveita e já se prepara para os investimentos, afinal, se os atletas gastam fortunas com equipamentos, medicamentos e outras coisas, você que vai levar uma vida tão cheia de emoção, não pode estar desprevenida. Mas sua lista é de fraldas, chupetas, mamadeiras e roupinhas infantis. Isso na melhor das hipóteses, não é? Pode acontecer de você pegar uma doença e morrer logo de cara, daí não vai ter mais gasto nenhum. Aproveita, hein? Tá na promoção, você faz um sexo sem camisinha e leva de graça uma doença ou um filho, se tiver sorte ainda pode levar os dois!

Por favor, né galera? Eu sei (espero) que vocês, leitores do QuatroLados, não caem mais nessa de sexo sem camisinha, mas, por favor, orientem seus priminhos, irmãozinhos, amiguinhos, o escambalzinho.

Não dá pra levar sexo na gozação (maldito trocadilho) porque o bicho tá pegando aqui no Brasil, e os números da Região Norte, que por acaso é onde você tem transado ou pretende transar, estão crescendo.



quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Muito prazer, nós somos os QUATRO LADOS!

Depois de muita briga e discussão o ‘quatro-lados’ está na rede, com algumas coisas ainda sendo encaminhadas para que tudo ocorra como o planejado. No primeiro post você vai saber um pouco da identidade e características do blog. O ‘quatro-lados’ é participativo, ou seja, você leitor pode opinar, dar dicas de matérias, contribuir com notícias, enfim, ser o nosso ‘quinto-lado’, topa? Temos quatro editorias, quatro, sacou o trocadilho? Piada ruim.

Larissa Tezzari é a nossa tapioquinha da terra, além do Jornalismo ela estuda Engenharia Elétrica na UNIR (Universidade Federal de Rondônia) e no seu lado, o Lado Lari, vai informar tudo que acontece no meio da educação.

Ana Cardoso é estressada, mas bonita e com os seus olhos de mutante e cabelos louros vai embelezar o ‘quatro-lados’ com tudo que você precisa saber de comportamento, moda, beleza e afins, vale a pena conferir o Lado Carol.

Maurício Vasconcelos é frio, calculista, cabeçudo e bem humorado, ele vai fazer da sua editoria uma orgia de informações interessantes sobre sexo e saúde, vai encarar o Lado Mau?

Vinícius Teixeira, gordinho e desajeitado vai te rechear de informações sobre cinema, literatura, baladas, gastronomia e tudo sobre entretenimento em geral, quer saber mais? Conheça o Lado Vini.
O quatro lados é assim, uma mistura de informações, conhecimento e opiniões que, juntos, farão você ficar sempre antenado e, é claro, bem informado. Junte-se a nós, descubra e mostre seu lado!