domingo, 11 de abril de 2010

Saúde da voz

A voz apresenta 3 funções primordiais na comunicação humana. Revela algum aspecto do falante: idade, emoção e nível sócio-cultural-econômico. A voz é uma das extensões mais fortes da nossa personalidade. O dia 16 de abril comemora-se o dia Mundial da Voz, este ano a campanha terá como tema: SEJA AMIGO DA SUA VOZ !
A campanha é realizada pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, apoiada pelos Conselhos Regionais e Conselho Federal de Fonoaudiologia. A prevenção é antes de tudo, uma maneira segura de evitar que alterações vocais ocorram, causando prejuízos sociais, profissionais e financeiros. Muitos são os profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho: São cantores, atores, professores, radialistas, políticos, vendedores, telefonistas, secretários, empresários, padres/pastores e todos aqueles que precisam da voz para exercer sua profissão. O mau uso e o abuso vocal podem provocar vários transtornos para a saúde da voz; as lesões mais freqüentes são os nódulos vocais, vejas as imagens abaixo:

Que são lesões localizadas nas pregas vocais, inicialmente uma massa nodular mole e maleável e posteriormente se não tratada fica mais rígida, chegando a impedir o fechamento completo das pregas vocais. Vale lembrar que o tratamento precoce é sempre mais rápido, podendo inclusive poupar o indivíduo de uma cirurgia. O aparecimento de rouquidão, cansaço vocal, ardume e/ou dor na garganta, pigarro e falta de ar são sinais de patologias que acometem a laringe e podem estar relacionadas ao uso abusivo da voz em condições desfavoráveis. O mal uso da voz se refere a falar excessivamente, falar alto e rápido, gritar, usar voz muito aguda ou muito grave e praticar canto sem ter preparação adequada. Tais hábitos associados ao fumo, ar-condicionado (ambos ressecam a mucosa da laringe), poeira, alergias respiratórias, estresse, ruído competitivo e predisposição genética propiciam o surgimento de patologias laríngeas, que podem prejudicar ou até mesmo impedir a atuação profissional. O médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo podem dizer se o profissional está fazendo um uso adequado da voz, dar orientações preventivas, avaliar e tratar a patologia, se existente. Ao menor sinal de desconforto na emissão da sua voz, procure o médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo de sua confiança.

Recomendações básicas para ter uma boa saúde vocal :

* Repouso Vocal Relativo: Evitar o uso prolongado do telefone; falar em alta intensidade e utilizar a impostação vocal profissional no cotidiano.
* Aquecimento Vocal: É importante eliminar tensões corporais antes de realizar a locução. Exercícios corporais podem ser realizados juntamente com os exercícios vocais
* Lubrificação Laríngea: Indica-se o consumo de 2,5 L a 3,0 L de água ao dia (1 copo a cada 40 minutos na presença do ar condicionado) e redução de consumo de cafeína, leite, e derivados, álcool, tabaco e medicamentos que causam ressecamento da mucosa.
* Não grite sem suporte respiratório . O grito deve ser sempre evitado, mas em situações esporádicas em que ele é necessário (principalmente em certas profissões), o indivíduo deve gritar com técnica: corpo ereto, inspirar profundamente sentindo a expansão do abdomem e das costelas e falar em forte intensidade, com ataque vocal suave (item 4).
Percebemos que com pequenas mudanças em nossos hábitos, podemos cuidar melhor da nossa voz. A Voz bem cuidada é garantia de saúde, bem estar físico e contribui para o sucesso profissional. Então... Previna-se!
Gente foi um imenso prazer participar aqui do Quatro Lados que adoro, principalmente para dizer que falar faz bem, mulher sabe muito bem disso, risos. E cuidar é melhor ainda. Beijo grande a todos.
Colaboração de Cindy Medeiros, leitora do blog, acadêmica do 4º período de Fonoaudiologia.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito Bom! Muito Bom!
Adorei este post!

Postar um comentário

FalaPovo!