sexta-feira, 23 de abril de 2010

Lado Lari - Leitura no sítio

Já debatemos em outros momentos a importância da leitura e escrita na formação das pessoas. E falo muito nesse assunto por acreditar realmente que esse é o caminho. A leitura é a melhor forma de incentivar o aprendizado e o conhecimento. Através dela conhecemos o mundo, conhecemos o outro, nos conhecemos.
Sabendo disso, é com muito prazer que apresento a vocês hoje, um projeto de incentivo a leitura, esperando que muitos já o conheçam: Leitura no Sítio.
O ‘Leitura’ surgiu em outubro de 2005, como um incentivo a prática. O local escolhido é um sítio localizado no Bairro Santo Antônio, em Porto Velho, e por isso o nome.
Crianças de toda a comunidade se dirigem ao sítio aos sábados para lerem, participarem de rodas de contação de histórias, conversarem sobre os livros e no final, se for da vontade delas, levar alguns exemplares para casa e devolver na semana seguinte.
O projeto conta com a participação voluntária de alunos e professores da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, e nesses mais de 4 anos em que está em vigor, pode acompanhar o amadurecimento de crianças que participam desde o começo, como afirma Glória Valadares, fundadora do projeto: “Existem crianças que, quando vieram pela primeira vez, não tinham nem aprendido a ler, hoje já são alfabetizadas, continuam vindo e agora já passam a ler sozinhos”. Glória ainda diz que a meta da equipe sempre foi a formação de leitores. “Posso afirmar com certeza que formamos dezenas de leitores. Crianças que, a partir daqui, passaram a ter no cotidiano o hábito da leitura”, conclui.
Em 2008 aconteceu a 13ª edição do Concurso FNLIJ/Petrobras, que premia os melhores programas de incentivo à leitura junto a crianças e jovens de todo o Brasil. Para a premiação foi levado em conta como critério de avaliação a área de abrangência, o número de beneficiários, concepção e originalidade. Foram premiados três projetos, considerados exemplos de estímulo ao gosto pela literatura entre os jovens, sendo o ‘Leitura no Sítio’ o primeiro lugar!
Com exemplos como esse percebemos que muito pode ser feito. O que falta é incentivo. Se pensássemos que um livro pode mudar toda uma história, pode abrir caminhos, entenderíamos a importância de apoiar projetos.
Deixo vocês com o mestre Mário Quintana, que com seu poder de síntese, resumiu em uma frase tudo que eu quis dizer. Logo abaixo fotos do espetáculo (já que assim eu considero), que é acompanhar uma manhã agradabilíssima, em um sítio, rodeada de crianças e livros. Aproveitem!

"Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas". (Mário Quintana)












0 comentários:

Postar um comentário

FalaPovo!